quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Dar Mama" - A/C Eng. Bruno Batista


Quem nunca ficou com o carro parado por causa de uma bateria descarregada? É no mínimo constrangedor tentar funcionar o carro e perceber que o motor de partida não dá sinal de vida...Quando a carga da bateria está muito baixa empurrar o carro não adianta nada. Nesse caso, é necessário utilizar um cabo auxiliar para recarregar a bateria. Esse procedimento, mais conhecido como “Chupeta”, utiliza um cabo de cobre com garras para ligar a bateria descarregada em uma outra bateria. Mas não basta simplesmente ligar o cabo e dar partida no motor. É importante respeitar a seqüência de ligação de modo a evitar centelhas e faíscas, que podem provocar curtos ou princípio de incêndio. O correcto é funcionar primeiramente o veículo que servirá como “doador”, ligando o cabo no pólo positivo da bateria e em seguida no pólo negativo. Uma vez ligado o cabo no carro em funcionamento devemos realizar a ligação no carro parado, obedecendo à mesma seqüência.
NOTA IMPORTANTE: Com o cabo ligado ao veículo em funcionamento não podemos encostar a garra positiva com a negativa, sob o risco de provocar curto-circuito que pode danificar seriamente o modulo de comando do motor. Uma vez feita a ligação do cabo não devemos funcionar o motor de imediato. É preciso que a bateria acumule uma certa carga que será utilizada para acionar o motor de partida. Para facilitar a carga da bateria, a dica é manter o carro doador acelerado em cerca de 2/3 da capacidade do alternador, ou seja, em tono de 2.000 rpm. Assim a tensão aumenta otimizando a recarga. Após alguns minutos dê a partida no motor, desconectando os cabos da bateria, retirando primeira a garra do borne negativo e em seguida o positivo.


Se por acaso o texto não é totalmente explicito, aqui fica a sequência:

1º - Ligar uma ponta ao positivo da bateria carregada

2º - Ligar a outra extremidade do cabo que está ligado ao pólo do 1º passo ao positivo da bateria descarregada

3º - Ligar uma ponta ao negativo da bateria carregada

4º - Ligar a outra extremidade do cabo que está ligado ao pólo do 3º passo a um ponto de massa do carro com a bateria descarregada, de preferência no motor (por exemplo, um apoio do motor).

Nunca ligar ao negativo da bateria descarregada! Perigo de explosão!

Para desligar os cabos, proceder de forma inversa dos passos indicados em cima, ou seja, respeitar a sequência 4º -> 3º -> 2º -> 1º

Não esquecer que não convém nada (mesmo nada!) trocar a polaridade quando se liga os cabos às baterias... normalmente dá muito mau resultado.
Nota: quando tenho duvidas sobre algo, devemos ter a humildade de reconhece-las e procurar esclarece-las; é só um conselho
Abraço

6 comentários:

Edgar L. disse...

Já estou a ver que alguém fez "BUMM"!!

Zé Balas disse...

Bruno,

Ganda baile!

Eu bezuntava-me de mel e ia-me encher de moscas....

Uma Raqueti disse...

Parafraseando esse senhor ontem "tu é que és burro, se não ligares + com - como é que geras corrente?"

Só tenho a dizer o seguinte:
SEM COMENTÁRIOS!

Anónimo disse...

A ministra da educação que saiba ...............

E caso para dizer que as gerações vindouras é que vão sofrer....

não há palavras.....

Dangerous Mike disse...

Sinceramente fazia-te mais inteligente :)

Caso sério e comprovativo do nosso ditado: A tua cabeça trocada pela de um burro, o burro ficava a perder e muito :)

Zé Balas disse...

Bruno,

Comprava um gato, afogava-o e dava à minha mulher para ela me bater com ele até miar...

O Aristides que saiba... desfas-te uma resistência de Ohm nas ventas...